O livro didático é recurso de aprendizagem?

As discussões referentes ao uso do livro didático são muitas vezes contraditórias e incoerentes. Ora, como explicar a necessidade desse, quando falamos tanto em construção do conhecimento? O livro não limitaria a aprendizagem, desestimulando os alunos? Podemos abrir caminho para uma educação mais próxima à realidade dos alunos por meio de um material “engessado”? Essas e outras questões nos fazem refletir sobre o papel do professor diante do livro.

Uma proposta pedagógica bem fundamentada valoriza a vivência do aluno, as práticas sociais, e experiências de observação, comparação, pesquisa, elaboração de hipóteses e conclusões. Todas essas estratégias podem ser desenvolvidas por meio de um bom livro didático?

Como autora de livro didático, eu e meu colega, mestre em educação, Leonardo Machado Palhares citamos:
“Hoje o ensino de História não visa à memorização dos fatos importantes do passado.(…) Para tanto, o educando deve ser estimulado a questionar o mundo que o cerca. Identificar e interpretar múltiplas versões de um mesmo fato, construindo sua posição sobre o acontecimento, como cidadão. Não buscamos, portanto, medir a capacidade de educando de acumular informações, e sim incentivá-lo a aprender, a pensar, a refletir e a “saber como fazer”. Valorizamos, portanto, desde cedo, a autonomia da criança na hora de fazer escolhas e tomar decisões”.

Enfatizo que a metodologia utilizada ao ensinar é fator determinante no processo de aprender. Um professor autônomo, criativo e pesquisador, que valoriza a participação ativa do aluno e compreende que o ato de conhecer é a partir da ação, faz a diferença!

O livro didático é ferramenta de auxílio ao professor que pode se transformar em um estímulo à aprendizagem, na qual o aluno é desafiado a questionar, raciocinar e buscar soluções.

About these ads

Sobre Heloisa Fonseca Pinto

Psicóloga, pedagoga, pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior. Experiência de 30 anos em diversas funções na área Educacional. Atualmente trabalha com consultoria em processos educacionais da rede pública e privada capacitando professores, gestores e pais por meio de palestras, cursos, workshops e oficinas. Autora de livro didático de História de 2º ao 5º ano da Rede de Ensino Projecta . Tutora e professora de curso de Educação a Distância. Faz acompanhamento escolar com vistas ao desenvolvimento integral do aluno.
Esse post foi publicado em Projeto Pedagógico e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s